Energia solar: Saiba tudo antes de fazer a instalação

Energia solar, muitos têm dúvidas sobre a instalação, o que é, se vale a pena ter placas solares.

Vamos falar muito sobre esse tema, como placas solares, sistema fotovoltaico e se compensa a você ter o sistema fotovoltaico.

Nesse post vamos esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, e ajudar você a tomar a melhor decisão antes de instalar as placas solares.

Portanto, vamos começar nossa jornada para ajudar você a entender essa tecnologia promissora e revolucionária da energia solar.

Como funciona a energia solar?

Existem várias formas de energia solar, mas a mais comum é a energia fotovoltaica.

Com placas solares é possível ter energia elétrica a partir do sol. Isso acontece porque as placas solares convertem radiação solar em eletricidade por meio das células fotovoltaicas.

Portanto, temos uma energia limpa,sustentável e ilimitada, diferente de outros meios poluentes como o carvão, petróleo e gás como tipos de fontes energéticas limitada e poluentes.

O que é um sistema fotovoltaico?

Um sistema fotovoltaico é um tipo de energia solar, em que acontece dentro das placas solares o processo de captar a radiação do sol e transformar em energia elétrica. Através de células fotovoltaicas.

Vantagens de Usar Energia Solar: Para o seu Bolso e o Meio-ambiente

A energia solar é um tipo de energia renovável e ilimitada. Então, por ter essas qualidades e diferenciais, ela contém amplas vantagens e benefícios.

Vamos falar mais afundo sobre alguns dos temas mais relevantes como: do meio ambiente e economia na conta de luz

Alguns dos benefícios da energia elétrica a partir do sol:

  • Combate os gases poluentes do efeito estufa
  • Economiza na conta de luz
  • Energia renovável e ilimitada
  • Independência da rede elétrica
  • Silenciosa. Não produz nenhum ruído
  • Potencial ilimitado

Economiza na conta de luz

Depois dos gastos da instalação das placas solares, muitos entusiastas e usuários do sistema fotovoltaico, relatam que a economia na conta de luz pode chegar de 70 a 90%. Segundo Blue Raven Solar.

Energia renovável e ilimitada

Depois da instalação, o sol não tem limites energéticos. Como carvão, petróleo e gás, são finitos na terra e altamente poluentes.

Por isso, um sistema fotovoltaico é melhor e mais eficiente do que seus concorrentes poluentes.

Independência da rede elétrica

Quando se tem um placas solares na sua residência, você se torna mais autônomo da sua própria energia.

Então, quando algum problema na rede tradicional, você não será afetado. Já que caso tenha baterias, pode armazenar e ter um estoque seguro.

Silenciosa. Não Produz Ruído

No processo de converter radiação solar em eletricidade, esse processo não produz nenhum ruído que poderia atrapalhar seu sono e a paz de seus vizinhos.

Potencial Ilimitado

Ainda está em pesquisa as placas solares. Portanto, ainda não temos noção do tamanho do potencial do sistema fotovoltaico. As big-techs e o governo estão investindo pesado nessa tecnologia.

Segundo o Absolar, o sistema fotovoltaico tem potencial de chegar a 15 trilhões de megawatts-hora. Superando o consumo nacional em 50 mil vezes!

Quanto custa ter placas solares?

Não existe uma única resposta. Depende de vários fatores para conseguir fazer o orçamento do seu caso.

Entretanto, no nosso site temos um simulador de quanto ficaria na sua residência ou empresa. Para que você tenha a base de quanto se investira na instalação. Link

Um Alívio para o Meio-Ambiente

Se todo mundo usasse as placas solares em vez de energias poluentes, teríamos uma redução muito significativa das emissões de CO2.

Hoje em dia, a queima de combustíveis fósseis são as principais fontes de gases do efeito estufa. Combustíveis esses para gerar eletricidade. Como: carvão,petróleo e gás natural.

Estudos da IRENA (Agência internacional de energia renovável): Um relatório da IRENA em 2020, apontou que caso a capacidade global por energia solar fosse ampliada, as emissões de CO2 poderiam reduzir em até 5,5 bilhões de toneladas de CO2 por ano, representando cerca de 10% das emissões totais por ano.

Estudos apontam que nesse cenário otimista das placas solares, o impacto nas emissões teria um astronômico. Com a finalidade de reduzir 4 bilhões de toneladas de CO2 por ano. Aproximadamente 10% das emissões de gases poluentes por ano.

Além disso, a produção de eletricidade, a partir de combustíveis fósseis, gera outros poluentes além do CO2. Como o óxido de nitrogênio,enxofre e partículas finas que contribuem para a poluição no ar e causam problemas na saúde, como doenças respiratórias e cardiovasculares.

Portanto, como o sistema fotovoltaico não emana poluição no ar e nem gases poluentes. Ela é muito efetiva contra o aquecimento global e saúde da população como um todo

Energia Solar, o Futuro da Eletricidade?

A energia solar se torna rapidamente uma das soluções mais promissoras para o futuro. Porque é uma fonte de energia ilimitada,renovável e abundante.

Os paineis solares irão dominar o mercado global de eletricidade entre hoje até 2050. No site MIT sobre energia. Link

O sol é praticamente infinito. O sol emite imensas quantidades de energia todos os dias. Diferente das opções mais utilizadas hoje no mercado para gerar energia. Que são finitos e podem oscilar os preços.

Assim,com o tempo, com mais pesquisadores e dinheiro entrando e vendo o potencial desse sistema fotovoltaico, a tendência é de que o preço para de ter placas solares vem diminuindo. Tornando-se mais acessível e barata para empresas e residências.

Além disso, o governo e as bigtechs vem incentivando a população a usar essa tecnologia tão promissora e benéfica. Em alguns lugares como na China, os investimentos no sistema fotovoltaico só vêm aumentando. Chegando à quase 40 bilhões de reais por ano. segundo o CNN Brasil

Por fim, sim, a energia solar é muito promissora. Por conta das suas qualidades e peculiaridades, e se diferenciar das demais por ser muito mais sustentável a longo prazo.

Dúvidas Mais Comuns Sobre a Energia Solar

Como é a instalação?

A instalação de placas solares na sua residência é um processo muito técnico que envolve várias etapas. Desde o planejamento à rede elétrica e ao armazenamento (baterias).

Em seguida, explicarei passo a passo como um profissional faz a instalação de um sistema fotovoltaico, para que você possa ter uma noção.

Em primeiro lugar, o técnico faz uma avaliação detalhada do local em que se quer inserir as placas solares. Então, um especialista é chamado e faz um estudo detalhado no local. Verificando detalhes como inclinação do telhado, se a árvores ou prédios estão atrapalhando a eficácia das placas solares. Sendo assim, usando o máximo do potencial do sistema fotovoltaico.

Fale com um dos nossos profissionais pelo whatsapp.

Em seguida, esse profissional vai fazer outro estudo sobre seus gastos mensais energéticos, para que se tenha uma base de quantas placas serão necessárias para o seu caso específico.

Por fim, o técnico especialista vai decidir quais serão os paineis solares e inversores mais eficazes para a sua residência ou empresa. Os inversores são dispositivos essenciais para que se tenha energia. Já que ele que faz o processo de converter a energia contínua gerada pelo paineis, para energia alternada. Que é o tipo de energia mais usada e comum.

Assim, depois do planejamento, a instalação realmente começa.

O profissional vai revisar e preparar o telhado (ou a área escolhida pelo profissional). Dependendo do tipo de telhado, o instalador fará alguns ajustes para fixar as estruturas de suporte dos paineis solares.

Inversores e finalizando a instalação

Depois que a instalação das estruturas dos suportes,o instalador fixa o painel nas estruturas de suporte. Então, o profissional coloca cada painel da melhor forma possível para que haja a melhor eficácia da radiação solar. Depois o instalador conecta os paineis entre si por cabos, assim formando um array.

Depois que a instalação dos paineis é feita, os técnicos fazem a fiação elétrica para interligar os paineis e os inversores, permitindo a distribuição interna de energia para o local.

Porém, se o seu caso for um sistema que conecta a rede elétrica (sistema on-grid),será feita a conexão a rede elétrica a pública. Assim, permitindo que você volte as “sobras” de energias para sua distribuidora. Com você na decisão de escolher entre vender ou ganhar um crédito de sua rede elétrica.

Saiba mais sobre os créditos que você tem direito a vender e a ter desconto na sua conta de energia nos meses seguinte no site portaltributario.com

Por fim, após a instalação completa dos paineis solares, são necessários vários testes para que se possa garantir de que tudo está funcionando corretamente.

Documentação

Dependendo da região ou país, a concessionária pode exigir uma homologação da concessionária de energia para garantir de que a equipe instalou os paineis com segurança, seguindo as normas locais.

Assinatura de contrato de venda de energia.

Se o sistema conecta a rede elétrica e houver o desejo de vender o excedente da energia, será necessário você formalizar um contrato com a distribuidora local

Duração da instalação

A duração das placas solares podem variar dependendo do tamanho e da complexidade do projeto. Embora apenas a instalação de projetos residenciais levam cerca de 2-5 dias para se completar a instalação. No entanto, todo o processo pode se estender até de 2 a 6 semanas. Segundo o Renogcy Projetos comerciais podem levar mais tempo.

Manutenção

Ter um sistema fotovoltaico é grandemente vantajoso para quem não quer se preocupar depois da instalação. Você terá apenas que se preocupar com o básico, como limpeza periódica para evitar sujeira e poeira nos paineis

Por fim, periodicamente o sistema fotovoltaico deve-se fazer uma inspeção simples, geralmente os custos são muito baixos.

Vou ter que pagar a conta? Depois da instalação?

Dependendo do sistema que você instalou, se for o sistema on-grid, sim, você terá que pagar a conta de luz. Caso você tenha instalado o sistema off-grid, não pagará nada de conta de luz, já que não está conectado à rede. Vamos falar mais sobre os dois tipos abaixo:

Sistema solar conectado a rede elétrica (sistema on-grid)

Caso seu sistema for um sistema on-grid (conectado a rede elétrica), que é mais comum, os paineis geram eletricidade para a sua casa ou empresa, mas ainda está conectado à rede pública para caso não haja radiação solar (Como a noite e em dias nublados), aí será necessário pagar a conta. Aqui está como funciona:

  • Uso da energia: quando os paineis estão gerando energia (de dia, por exemplo), você usa essa energia diretamente. Então, isso significa que você consome menos energia da rede elétrica, consequentemente, paga menos pela eletricidade da distribuidora.
  • Excedente de energia: Se você consumir menos energia do que gera, o que é comum em algumas regiões, o excedente será injetado na rede pública. Podendo vender ou ganhar algum crédito por essa energia extra. Com esse crédito será descontado na conta de energia nos próximos meses.
  • Conta de luz: Apesar de gerar sua própria eletricidade, você paga alguma quantia na sua conta de luz, o que pode ser bastante reduzido. O valor dependerá do quanto você consome da rede pública e o quanto de energia gera com seus paineis solares.

Se quiser saber mais exclusivamente sobre o sistema on-grid, temos um post sobre o assunto: Descubra Como o Sistema On-Grid Pode Reduzir Sua Conta de Luz a Zero – E Ainda Gerar Lucros!

Sistema solar isolado (Off-Grid)

Se você optar por um sistema isolado (Off-Grid), estará completamente dependente da eletricidade proveniente da energia solar. Sem depender de nada da rede elétrica da distribuidora local.

  • Uso de energia:As baterias irão armazenar a energia dos paineis solares. Durante o dia a energia gerada pelos paineis solares será usada conforme o consumo. E o excedente de eletricidade será armazenado por baterias, para que nos dias ou a noite em que não haja radiação solar para fazer o processo fotovoltaico seja feito e você não fique sem energia.
  • Armazenamento de energia: Em um sistema off-grid, a principal diferença está no armazenamento da energia. Em que se há a demanda de usar baterias. O tamanho e capacidade do sistema determinam o quanto tempo você poderá ficar sem precisar do sol.
  • Custos de instalação e manutenção: Como o sistema off-grid não depende da rede elétrica, ele exige um investimento inicial mais alto, já que você vai precisar de baterias e equipamentos para manter-se sempre com o fornecimento de energia. Além disso, as baterias precisam de manutenção periódica e eventualmente a substituição. O que pode gerar custos adicionais ao longo prazo.
  • Conta de luz: Em um sistema off-grid,você não paga a conta de luz para a distribuidora, já que não está conectado à rede. No entanto, precisará de baterias e um planejamento mais complexo ou fontes extras de gerar energia, como geradores.

Se interessou? Temos outro post para que você entenda mais sobre esse sistema off-grid:Liberte-se da Conta de Luz! Conheça o Poder do Sistema Off-Grid e Tenha Energia 100% independente!

E nos dias de chuva, ou quando não tem sol. Como funciona? Vou ficar sem eletricidade?

Se o sistema for on-grid, os períodos em que não tiver radiação solar para fazer o sistema fotovoltaico, para não ficar sem energia você usa a energia da rede elétrica.

Já no sistema off-grid, caso seja um dia nublado ou chuva muito, as baterias serão usadas. Se as baterias se esgotarem, um gerador é usado para recarregá-las, evitando assim ficar sem eletricidade.

Quem mora em apartamento? Consegue ter energia solar?

Sim, consegue, mas com algumas limitações. Caso o dono do seu prédio quiser instalar placas solares, e você receber a energia por fonte solar, os moradores podem economizar na conta de luz. Mas isso varia muito de condomínio a condomínio.

Por isso consulte com o dono do prédio caso haja placas solares no local.

Ou seja, se quiser ter dependência total, você pode optar por instalar placas solares menores em lugares que tenham muita exposição solar, como varandas e janelas.

Veja também:Mora em Apartamento? Veja Como Instalar Energia Solar e Cortar Seus Gastos com a Conta de Luz!

Vale a Pena Investir na Energia Solar?

Responder a essa pergunta é difícil, depende muitos fatores como a sua localização, o tipo de imóvel, a quantidade de energia que sua residência consome e o investimento inicial disponível.

No entanto, de maneira geral a resposta é sim vale a pena investir em placas solares para se ter energia solar. Vamos explicar o porque vale a pena e as vantagens e desvantagens de optar pela energia solar.

Vantagens de optar por energia solar

Vou listar as melhores vantagens de se optar em ter eletricidade a partir do sol. E ajudar a você decidir se é a melhor opção no seu caso.

Economia a longo prazo

A principal vantagem de instalar um sistema de energia solar é a redução significativa na conta de luz.

Portanto, você depende menos ou até nada de sua distribuidora elétrica local. Isso pode levar a uma economia significativa na conta de luz, especialmente se seu consumo é muito elevado.

Além disso, você pode ter uma economia muito boa com os créditos, com esses créditos você pode usar eles para abater as contas dos meses seguintes. Caso tenha o sistema on-grid.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Em muitos casos, o retorno sobre o investimento (ROI) pode ser alcançado em média de 4-7 anos após a instalação dependendo do tamanho e das condições locais (como a quantidade de sol que sua casa o empresa recebe)

Sustentabilidade e menor impacto no meio-ambiente

A energia solar é uma das fontes de energia mais limpa e sustentáveis que estão disponíveis no mercado. Ou seja, ao investir em placas solares, você está reduzindo sua pegada de carbono, ajudando a diminuir os gases do efeito estufa.

Baixos custos de manutenção

Os sistemas solares têm um custo de manutenção muito baixo. Uma vez instalado, você só precisa se preocupar basicamente nas limpezas das placas (poeira e sujeira reduzem a eficácia). A maioria dos sistemas solares vem com garantia de 20 a 25 anos, o que significa que você pode ter um desempenho estável durante muito tempo.

Valorização do imóvel

Imóveis que têm energia solar tendem a se valorizar na imobiliária, uma vez que os compradores sabem que uma casa com sistema fotovoltaico tende a economizar na conta de luz a longo prazo.

Além disso, com as buscas cada dia maiores por sustentabilidade, imóveis com sistemas fotovoltaicos se tornam mais atrativos do que seus concorrentes com a rede elétrica tradicional.

Incentivos fiscais

Com a demanda crescente por se ter um mundo mais sustentável a longo prazo, os governos e as grandes corporações estão dando incentivos para usuários com placas solares. Isso pode diminuir os custos iniciais do projeto e acelerar o retorno financeiro.

Desvantagens

Investimento inicial (custo)

O maior obstáculo para quem pensa em adotar placas solares é o custo inicial. Mesmo que o preço tenha reduzido significativamente ao longo do tempo, ainda para a maioria das pessoas é um investimento muito caro inicialmente, especialmente se for comprar baterias para ter um sistema off-grid ou se o seu projeto for maior.

No entanto, é sempre bom se lembrar que o investimento se paga ao passar do tempo, como falado anteriormente sobre o ROI. Principalmente pela economia na conta de luz.

Dependências das condições climáticas

A energia solar depende da incidência de raios solares, ou seja, caso o clima do seu local passe por dias muito chuvosos ou nublados, o sistema não pode funcionar da melhor forma ou haja a necessidade de se comprar geradores ou baterias.

Por exemplo, para quem vive em regiões em que o inverno é mais intenso e mais escuro (Como o sul, por exemplo), o sistema não pode gerar tanta energia quanto em alguma região do nordeste, por exemplo.

Mesmo não funcionando da melhor forma, como no sul, por exemplo, o sistema ainda garante uma economia muito significativa a longo prazo. Por isso, consulte nossos profissionais para eles te ajudarem a simular sua economia em qualquer lugar do Brasil.

Se gostou, leia também: Energia Solar no Brasil: Descubra Quais Regiões Podem Aproveitar o Máximo do Sol e Economizar Muito!

Espaço necessário para a instalação

Em apartamentos, a instalação pode ser difícil devido à falta de espaço adequado para os paineis. No caso de um sistema individual, o espaço pequeno pode limitar a capacidade de conseguir gerar eletricidade suficiente para o seu consumo. Já os sistemas coletivos exigem a aprovação do condomínio e o consenso dos moradores.

No entanto, em casas ou imóveis que se tenha telhado, pode ser bem mais fácil a instalação.

Baixo consumo energético

Caso queira instalar placas solares e para se ter energia solar, um cenário em que não valha muito a pena optar por essa fonte de eletricidade, é quando o seu consumo for muito baixo. Ou seja, se você não usa muita energia da sua residência pode não compensar tanto o investimento. E a economia vai ser bem menor.

Tempo para retorno

Embora o ROI seja positivo a longo prazo, pode demorar para que se tenha uma economia positiva, levando em consideração os altos custos de instalação e dependendo do seu consumo de energia. Portanto, isso significa que quem planeja vender a casa em um curto período, pode não ver tantos benefícios financeiros imediatos.

Tecnologia em desenvolvimento

A tecnologia fotovoltaica está sempre em evoluindo, fazendo com que se apareça modelos de paineis mais eficientes, baratos e com maior capacidade de armazenamento. Isso pode resultar em que caso compre um sistema hoje, não possa estar adquirindo a tecnologia mais avançada.

Conclusão: Vale a Pena Investir em Energia Solar?

A energia solar é, sem dúvidas, um ótimo investimento para muitos. Ela oferece economia significativa, sustentabilidade, e independência energética a longo prazo. As principais são a redução na conta de luz, redução de gases poluentes e possibilidade de acumular ou vender créditos de energia.

No entanto é bom considerar esses aspectos:

  • O investimento inicial, se ele é viável com seu orçamento.
  • A quantidade de incidência solar da sua região, isso pode afetar a eficácia do sistema.
  • O espaço disponível onde se deseja instalar os paineis solares, especialmente em apartamentos.

Se você pretende permanecer um bom tempo no seu imóvel e tem um consumo significativo de energia, a energia solar é uma excelente opção para você, com ótimo retorno financeiro a longo prazo. Já se o local da possível instalação for um lugar em que não há muita incidência solar, então você precisar avaliar outras alternativas ou pensar em um sistema solar compartilhado

Caso tenha gostado desse post, aqui está nosso blog para saber mais sobre as melhores informações sobre energia solar.

Se se interessou em ter seus paineis aqui está uma simulação de orçamento e o contato para tirar suas dúvidas mais a fundo com nossos profissionais link